sábado

E a conta, quem paga?



Esse texto não pretende ser confuso... mas será!
Esse texto pretende ser canalha... mas não será!

Entenda. O sistema Liberal prega a meritocracia que, convenhamos, necessita da "Fortuna" - inclusive no sentido financeiro - muito mais do que da "Virtú" - aquela bela que somente os bravos possuem. Embora a lógica liberal defenda o Estado Mínimo, na outra ponta a mão invisível do mercado não passa de uma grande ilusão. Pois ela é, na verdade, bem visível a qualquer olho atento. Ela equilibra apenas para quem já tem uma vida estável... Ou seja, ela não equilibra, ela pende. Vencer nesse cenário é difícil. Bom, é lógico que existem exceções, mas lembre-se que exceção não é regra. E que a mais valia, embora venha de uma ideologia falha, é uma regra bem real.
Nesse contexto, o Estado se vê no dever de interferir com ações que beneficiem a população, deixando de ser Mínimo, tentando quebrar com a "Firma" capitalista, sob a bandeira quase Comunista travestida de Populismo... Isso em pouco tempo transforma-se em fanatismo, euforia e, finalmente, totalitarismo! É o caminho já experimentado. Então por onde ir???
Veja que hoje, já dominados pelo capitalismo preferimos passar a vida inteira patinando na lama e acreditando na ideia de que um dia todo mundo chega lá... Note que todo dia vemos surgir uma celebridade, uma nova febre, um novo empresário, um vencedor de algum prêmio... Dão dinheiro para as pessoas, criam novas fortunas para apenas entreter e manter a chama acesa no individual e pobre coração humano. Olha, não espere ser o próximo. Mas entenda que essa ideia de que você será o próximo é o que acaba movendo a sociedade capitalista.
Temos eleições a cada 2 anos. É realmente difícil, nos dias atuais, colocar na cabeça das pessoas que a verdadeira Democracia e que a verdadeira República é na verdade voluntária. A população prefere se debater entre as opções A ou B. Mas o problema é que estas opções travam uma luta em que na verdade vence quem tem mais dinheiro pra se autopropagar. Não vence a ideia. Vence o capital. O capital catalisando o ego humano numa sangrenta luta pelo poder. Os eleitores preferem antes não pensar do que votar em líderes de sua vizinhança a quem podem de fato cobrar.
Me perdoem, mas isso não é democracia!!! 
O Modelo de sociedade atual esta fadado ao fracasso... O Bum populacional estagnou qualquer evolução social que fosse efetivamente satisfatória e coerente. Nos últimos 200 anos crescemos mais rápidos que nossa consciência. Estamos vivendo um período de transição quase eterno e ainda estamos apenas na metade. Hoje, tal qual alguém que está no meio de uma floresta procurando a saída, nós estamos perdidos num pote cheio de agulhas nos alfinetando. Defendendo apenas o nosso irredutível ponto de vista, sem perceber o quão pequeno estamos transformamos o nosso mundo de Amanhã
Desde que o homem começou a olhar para o próprio umbigo e andar para aonde aponta o seu próprio nariz que ele perdeu a direção e deixou de caminhar em comunhão... Em comunhão com o próximo, em comunhão com a Paz, em comunhão com Deus. Mas infelizmente isso só será nítido nos livros de História daqui, quem sabe, uns 2 ou 3 séculos. Isso se alguém pagar a conta do estrago que estamos fazendo agora... Isto é, se ainda estivermos por aqui para contar qualquer tipo de história!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t